Adeus WhatsApp – 8 aplicativos alternativos para WhatsApp e Facebook

Publicidade

Já pensou em compartilhar mensagens como no WhatsApp, porém usando outras opções de aplicativos que não seja de propriedade da gigante Facebook? Caso o usuário não queira compartilhar dados pessoais com o Facebook, existem outras opções na atualidade para envio de mensagens rápidas e gravação de áudio.

Recentemente, as pessoas que utilizam o WhatsApp passaram  a ser avisadas sobre os atuais termos e também mudanças nas políticas de privacidade do app WhatsApp. O que mais se destacou foi as alterações que devem começar a funcionar a partir do mês de fevereiro de 2021, que tem a ver com o compartilhamento de informações com o Facebook.

Após a aquisição do WhatsApp, pela já consolidada empresa Facebook, algumas regras mudaram, pois, na hora de aceitar os termos e politica do WhatsApp, o que acontece é que usuários do app compartilharão automaticamente seus dados com o Facebook, vale lembrar que além do WhatsApp, o Facebook também é proprietária do Instagram.  

WhatsApp
Imagem:(Google) WhatsApp

É obrigatório compartilhar dados do WhatsApp

Aceitar todos os termos passa a ser praticamente obrigatório, caso o usuário em questão ainda deseje continuar utilizando o mensageiro. A empresa vem afirmando que, após a data marcada, a conta no app será suspensa enquanto a pessoa não aceitar todos os termos de compartilhamento de dados.

Publicidade

Porém, essa obrigatoriedade e a forte ideia de ter as informações pessoais compartilhadas em outra plataforma, não foi bem aceita, no entanto, a empresa destaca que essas informações serão usadas apenas em funções como na hora de comprar online ou em bate-papos com lojas. Mesmo assim essa obrigatoriedade não foi bem aceita.

Apesar dessa afirmação, muitos usuários desconfiam, já que a total credibilidade do Facebook foi manchada inúmeras vezes durante os seus mais 17 anos de vida. Para usuários mais exigentes que prezam principalmente por privacidade e proteção dos dados, essa novidade não teve boa aceitação.

Os 4 principais concorrentes do WhatsApp

  •  Signal foi considerado um dos aplicativos de mensagens mais seguros na atualidade. O app tem código aberto e totalmente criptografado de ponta a ponta.
  • Outro app, porém menos conhecido, é o Wire, que possui como principal atributo a privacidade de dados do usuário em questão. O software oferece também contas pessoais, recursos de mensagens seguras e criptografadas.
  • o app Librem Chat, também é uma ótima opção a ser baixada, já que o app possui criptografia de ponta a ponta, o que protegerá totalmente o conteúdo das conversas.
  •  O Telegram, talvez o mais famoso deles, já é bastante popular entre os usuários de aplicativos de mensagens. A principal ferramenta do app é a criação de canais exclusivos para envio de conteúdo e documentos para seus seguidores.

Outros aplicativos da categoria

Além dos principais apps de mensagens listado acima, existem outras opções menos conhecidas que entregam boas ferramentas e serviços aos seus usuários. No mercado de apps de mensagens onde o WhatsApp reina absoluto, realmente é muito difícil de conseguir algum destaque.

No entanto, existem uma gama bem variada de aplicativos exclusivos para o envio de mensagens, entre eles podemos destacar o app Threema, que tem como principal característica a privacidade. Outro, app dessa categoria é o Wickr.Me que oferece envio de mensagens e chamadas de voz totalmente criptografadas.

O Viber é uma excelente opção para usuários que participam de grandes grupos. O app oferece opção de criar grupos específicos com até 250 pessoas. E para finalizar, o app Kik, possibilita aos usuários a criação de uma conta sem a necessidade de informar um número de telefone. Essa é sua principal característica.

Quando usar outros apps de mensagens

Caso o usuário em questão não goste do famoso WhatsApp, ou ainda o usuário não concorde em compartilhar seus dados com o Facebook, aí então é hora de experimentar os apps listados nesse artigo. Vale lembrar que antes de sair instalando qualquer app no celular é preciso conhecer bem app.

Publicidade

Existem hoje no mercado muito aplicativos espiões, que acabam acessando seus dados do mesmo jeito, não adianta não usar o WhatsApp por causa do compartilhamento de dados com o Facebook, e instalar um app espião que além de acessar seus dados, pode danificar seu sistema ou até mesmo causar danos maiores ao usuário.

Agora se o usuário em questão quer mais privacidade que no WhatsApp, ou ainda recursos especializados quando o assunto é formação de grupos, ou ainda ferramentas que destroem as conversas logo após elas serem visualizadas, a dica é pesquisar os apps listados nesse artigo e utilizar o que melhor se adequar ao seu perfil.

Como baixar os apps de mensagens

Caso o usuário tenha gostado de alguma das opções mostradas, basta ir até à loja credenciada do seu celular, e digitar na busca o nome do app que deseja instalar, para aparelhos Android basta ir até à loja play store e fazer a busca, em caso de usuários da Apple, basta ir até à loja Apple store e fazer o mesmo processo.

Para mais informações sobre softwares e aplicativos novos, acesse nossa categoria de aplicativos e saiba mais sobre apps e tecnologia. Boa sorte!

Publicidade
Publicidade