Auxílio Creche – Como receber o benefício

Publicidade

Já ouviu falar sobre o Auxílio Creche e a diferença que ele tem feito na vida de muitas famílias? Nos dias de hoje sabemos que o tempo é algo que tem grande valor para as pessoas. Durante a maior parte de nossos dias dedicamos algumas boas horas a nossos trabalhos. O que nos mantém ocupados, também gerando retornos financeiros para nossa sobrevivência.

As famílias que possuem filhos pequenos acabam tendo que lidar com a necessidade de conciliar os cuidados com suas crianças a vida cotidiana. Uma solução para isso bastante utilizada é levar essas crianças a creches com o Auxílio Creche. Onde elas poderão ter contato social com outras crianças, gastar sua energia e serem cuidadas por profissionais responsáveis. Assim garantindo que os pais trabalhem, mantendo a segurança dos filhos.

Assim, para auxiliar nesta demanda dos cidadãos foi criado o Auxílio Creche. Esse auxílio tem o objetivo de ajudar as famílias com o custo de colocar as crianças em uma creche. Isso ajuda bastante as famílias no fim do mês. Pois é um alívio nas contas e uma ajuda muito grande ao conciliar cuidados com as crianças e as demandas do cotidiano. 

Auxílio Creche

Auxílio Creche – O que é?

De acordo com a lei federal brasileira, as mães de bebês têm direito de ter um local onde seus filhos possam ficar com segurança. Esse direito é concedido pelo Auxílio Creche para aquelas que possuem bebês com menos de seis meses de idade. Assim facilitando a forma como essas mães conciliam sua rotina diária com os cuidados de seus filhos.

Publicidade

Pode ocorrer de a empresa onde essas mães trabalham não possuir um local adequado para que as crianças fiquem durante esse tempo. Nesses casos é preciso pagar uma taxa para que seja encontrada uma creche próxima a esse ambiente. Também é válido dizer que essa taxa não pode ser descontada do salário da funcionária beneficiada. O que facilita bastante para essas mães.

Mas isso tem uma explicação! Este auxílio não é como por exemplo um plano de saúde e que se desconta no salário do funcionário certa quantia. E também não é considerado como um vale-transporte que é oferecido com desconto ao trabalhador. Mas sim um benefício oferecido pelo governo a fim de contribuir para a qualidade de vida e segurança das famílias beneficiadas.

Auxílio Creche – Entenda melhor 

As empresas privadas que se encaixam para este Auxílio Creche São aquelas que possuem no mínimo 30 profissionais do sexo feminino. Dentre essas funcionários é preciso que elas sejam no mínimo maiores de 16 anos de idade. E para que as crianças possam estar sendo beneficiadas, é necessário que elas tenham no máximo seis meses de idade.

Existem casos em que esse benefício é estendido para o dobro do tempo, ou seja, seis meses. Desta forma contribuindo para que essas mães consigam usufruir de seu direito à maternidade. Lembrando que as regras podem variar de acordo com a empresa em que se trabalha. O que é negociado junto aos funcionários de forma coletiva. Conseguindo entrar em um acordo justo para todos.

Esse Benefício tem sido muito importante para o mercado de trabalho. Pois de acordo com pesquisas, mães que se afastam de seus trabalhos durante a maternidade costumam não voltar ao mercado de trabalho após uma média de dois anos. Assim mostrando a importância de um investimento no ambiente de trabalho para essas mães. Desta forma fazendo com que o mercado de trabalho se fortaleça. 

Requisitos para ser um beneficiado 

Como mencionado anteriormente existem alguns requisitos para conseguir se beneficiar deste Auxílio Creche. Como qualquer outro benefício garantido pelo governo existem regras que devem ser cumpridas. E filtrar quem está apto ou não a receber esse benefício é muito importante. Por isso resolvemos trazer alguns requisitos para que você consiga se cadastrar e ter acesso a esse benefício.

Publicidade
  • A empresa precisa possuir no mínimo trinta funcionárias;
  •  As funcionárias precisam possuir idade igual ou superior a dezesseis anos;
  • É preciso possuir carteira de trabalho assinada;
  • É preciso possuir documentação da mãe e da criança;
  • O benefício está disponível também para os pais na maioria das empresas (Embora não seja obrigatório para empresa). 

Como solicitar seu benefício

Para que seja possível se cadastrar no Auxílio Creche, o benefício deve ser solicitado através do colaborador. Em seguida é preciso solicitar o formulário de inscrição (disponível no RH da empresa) para que seu cadastro seja feito. O cadastro não é algo complicado de se fazer. Você irá preencher com alguns dados, incluindo o nome da mãe e da criança.

Também é preciso possuir documentações essenciais como por exemplo a certidão de nascimento da criança. Serão preenchidos também dados da empresa, feitos pela mesma. No documento também será preenchido o tempo de permanência da criança nessa creche. Além de mensalidade, endereço, telefone e etc.

Se você se interessa por notícias como essa. Onde você fica por dentro de diversos benefícios e novidades que podem beneficiar a sua qualidade de vida. Saiba que nosso blog é o lugar perfeito para você. No Olhar Curioso você consegue ficar por dentro de vários benefícios e dicas que podem contribuir no seu cotidiano. Além de ficar por dentro de várias outras informações interessantes.

Boa sorte!

Publicidade
Publicidade