Como energia solar é produzida?

Publicidade

Você já parou para pensar, como energia solar é produzida?  Outra dúvida frequente; será que realmente vale a pena instalar na nossa residência os equipamentos para obter a energia solar? Vamos ver ao longo deste artigo, se realmente vale a pena e como é produzida a energia vinda do nosso astro-rei! O sol!

Primeiramente vamos entender que a energia solar é totalmente produzida através dos famosos sistemas fotovoltaicos, que nada mais são do que as placas que captam a luz ou o calor solar e transformam ela em energia utilizável, ou seja, a energia elétrica. Vamos entender todo o processo.

Vamos ver como energia solar é produzida. Vale lembrar, que na atualidade, não só as grandes empresas e indústrias utilizam a energia solar, mas a cada dia que passa os consumidores de residências estão aderindo ao uso da energia solar ao invés de energia de uma companhia elétrica.

Como energia solar é produzida
Imagem: (Google) Como energia solar é produzida

Saiba como energia solar é produzida

Primeiramente, antes de saber como é produzida a energia solar, é preciso entender o que é energia solar, como ela deverá ser utilizada para gerar energia elétrica, e se realmente compensa o consumidor de residência instalar um sistema de energia solar fotovoltaico.

Publicidade

Vale lembrar, que essa tecnologia está crescendo ano a ano, principalmente no Brasil onde a demanda realmente tem sido muito grande, não só para empresas, mas para residências também. É importante entender, quê energia solar, refere-se logicamente a energia que vem do Sol.

Porém, existem dois tipos bem definidos de energia solar, são elas: a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica. A energia solar térmica capta o calor vindo diretamente do sol, enquanto a energia solar fotovoltaica, trabalha com a luminosidade emitida pelo nosso astro-rei.

Veja como a energia solar é produzida

Vamos tratar neste artigo, da energia solar fotovoltaica, por ela ser o sistema mais utilizado em nosso país, talvez por ele possuir vantagens categóricas, no entanto, se você possui uma indústria ou uma grande empresa, vale a pena estudar um pouco sobre a energia solar térmica.

Vale lembrar, que a energia solar fotovoltaica também possui variação, podendo ela ser de sistemas fotovoltaicos isolados, ou de sistemas fotovoltaicos conectados, trata-se de sistemas on-grid ou sistemas off-grid. Vamos entender os dois sistemas de energia solar.

O sistema mais usado em nosso país, é o sistema on-grid, ou seja, um sistema conectado a uma rede elétrica de uma companhia, dessa forma, o usuário não precisará de baterias e nem de outros acessórios, bastando o seu sistema fotovoltaico para gerar energia para sua residência, e ainda poderá vender o excedente para a companhia, dessa forma o consumidor pagará somente a taxa mínima.

Painéis solares

Os famosos painéis solares, são chamados por termos técnicos de ”placas fotovoltaicas” ou ainda de ”módulos”, pois elas é que fazem a captação da primeira etapa,  dessa forma é preciso entender que, quanto mais painéis, mais energia pode ser gerada e vendida também.

Publicidade

A esse conjunto de placas, é dado o nome de ”painel”, ou ainda de ”arranjo fotovoltaico”, independentemente do nome, é preciso entender como funciona o sistema. Cada placa, tem algumas unidades menores, sendo chamadas de célula solar, é exatamente nelas que ocorre a transformação de energia solar em energia elétrica.

Quimicamente ocorre o seguinte processo, o silício misturado após um tratamento a outros elementos químicos, sendo que essa combinação poderá ser sobreposta, dessa forma formando uma célula. Realmente é uma tecnologia fascinante e também muito bem estruturada.

Inversores

Logo após o primeiro processo ter sido realizado com sucesso, essa energia é totalmente enviada para o seu inversor fotovoltaico, por isso mesmo ele é um dos componentes mais importantes do seu sistema. Sem esse componente, toda energia captada não terá utilidade nenhuma.

Sem o inversor, os padrões de energia da nossa rede elétrica não funciona, pois o nosso padrão funciona em corrente alternada, enquanto a energia gerada é feita pelo modo de corrente contínua, dessa forma inversor consegue transformar a corrente continua em corrente alternada.

Por isso mesmo, é importante procurar um bom fornecedor, para ter os melhores componentes à sua disposição, para dessa forma evitar maiores problemas na rede elétrica, ou ainda ter um curso de manutenção muito elevado. Vale a pena uma boa pesquisa antes de comprar.

Publicidade

Diferença entre o sistema on-grid e off-grid

  • No sistema on-grid, seus equipamentos de energia solar são conectados a rede da companhia elétrica.
  • No sistema on grid você poderá utilizar energia elétrica e vender o excedente para a companhia onde o seu sistema está conectado.
  • No sistema off grid, você possui um sistema independente de geração de energia.
  • No sistema off grid, apesar de você produzir energia de forma independente, você terá que armazená-la em baterias, que possui um custo alto, além de uma manutenção especializada.

Vale a pena utilizar energia solar

Essa é uma pergunta redundante, entre as pessoas que querem fazer o uso da energia solar, pois apesar da economia certa, exige um investimento inicial para instalação de todo processo, por isso mesmo, nem todos os clientes podem arcar com as despesas necessárias para colocar um sistema funcionando, seja ele off-grid ou on-grid.

A dica é, caso você possua um poder aquisitivo um pouco melhor, e possa estar fazendo investimento em que você vai perceber o retorno a médio e longo prazo, a dica é fazer o investimento em sistemas de energia solar, como o fotovoltaico seja ele no sistema on-grid ou off-grid.

Caso você seja um consumidor de baixa renda, não compensa, porque é preciso de investimento inicial para instalação dos painéis, mesmo existindo financiamentos para isso, é preciso ter uma renda para fazer a manutenção e um pouco de dinheiro para começar o processo. Para mais dicas, acesse a nossa categoria de aplicativos. Boa sorte!

Publicidade
Publicidade